Endereço

Av. Nova York, 506 - Auxiliadora
Porto Alegre - RS, 90550-070

Inquietações sobre a efemeridade a partir das plantas

Publicada em 25 de Janeiro de 2024 às 19:35 no Jornal do Comércio

Despertar o senso coletivo sobre a importância da preservação das plantas é o um dos objetivos da artista visual Márcia Rosa, em
sua exposição Escuta silenciosa: ruídos da natureza, em cartaz na Galeria 506 (avenida Nova York, 506). A visitação ocorre até o dia 29 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 18h, mas também pode ser agendada pelo telefone (51) 98209-3526.

A temática da mostra é um tema recorrente do trabalho da artista, que se inspira em diálogos com diversos biólogos para produzir suas obras. No caso das 26 telas e um vídeo que formam o conjunto de Escuta silenciosa, ela contou com a contribuição teórica do pesquisador e ilustrador botânico João Iganci professor da Universidade de Pelotas (Ufpel).

As séries dessa exposição reúnem obras de diferentes períodos da carreira de Márcia: são desenhos e pinturas em pastel, monotipias botânicas e trabalhos mais recentes, cujas transparências veladas remetem a uma certa fragilidade e à fugacidade. A base dos trabalhos, alguns em backlight com impressão das próprias plantas, é de colagem no washi-ê (papel japonês, feito de fibra natural de Kobo), seguida de técnicas com pastel seco e aquarela sobre tela. “No caso do vídeo, eu mostro como é feita a impressão de algumas plantas que passo na prensa de gravura”, adianta a artista.

Ela explica que optou pelo uso do washi-ê, pela qualidade da fibra, que “cede, tornando possível manipular o papel, que tem inúmeras texturas, de acordo com a procedência de sua feitura. “Em seis obras, ainda coloquei folha de ouro (técnica de douração).” Quem for conferir a mostra, irá se deparar com plantas que constam em catálogo da Embrapa, além de fragmentos do capim dos pampas e, ainda, com espécies do bioma Pampa ameaçadas de extinção – as chamadas plantas vulneráveis.

Leia a íntegra da matéria aqui https://www.jornaldocomercio.com/cultura/2024/01/1140264-inquietacoes-sobre-a-efemeridade-a-partir-das-plantas.html

Abrir bate-papo
Bem vindo! Como 👋
Podemos ajudá-lo?